Estudantes e visitantes participaram das atividades interativas promovidas pelo JB
Dando continuidade à programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (JB-UFRRJ) promoveu, no dia 18 de outubro, oficinas, palestras e mostras no campus Seropédica. A programação reuniu orientadores e estudantes, em atividades que têm como objetivo divulgar as pesquisas realizadas na universidade.
Organizada pelo professor André Felippe de Nunes-Freitas, juntamente aos alunos participantes do Laboratório de Ecologia Florestal e Biologia Vegetal da UFRRJ (LEF-UFRRJ), de pesquisa, ensino e extensão em Ecologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, a mostra “Plantas Fantásticas e Onde Habitam” recebeu estudantes de diferentes instituições de ensino das 10h às 16h.
Durante o evento, os visitantes conheceram diferentes tipos de plantas, sua importância na manutenção da vida no planeta, e como evoluíram ao longo do tempo. Nas trilhas guiadas, receberam mais informações sobre a biodiversidade do JB.
Já na parte da tarde, um grupo de estudantes de graduação pôde participar da palestra “Cultivo e Preservação de Briófitas em Terrários”, realizada na sede do Jardim. Comandada pela professora Nívea dos Santos e a estudante Luana Barbosa, bolsista do projeto PROVERDE, a aula focou nas briófitas, grupos de plantas de pequeno porte que vivem em ambientes úmidos, como os musgos que formam um tapete verde em locais com alta umidade.
A atividade também abordou a forma correta de cultivo e preservação dessas espécies em potes de vidros. Ao final, os estudantes confeccionaram e personalizaram seus próprios terrários com os equipamentos e materiais oferecidos pela equipe.
Para encerrar a programação especial do JB durante a SNCT, foi realizada a oficina “Pomar das Myrtaceae: descobrindo novos sabores” no Pomar Graziela Maciel Barroso. Liderados pelo professor Marcelo da Costa Souza, os bolsistas e voluntários envolvidos no estudo da família Myrtaceae dividiram conhecimentos e experiências pessoais sobre o contato com essa espécie ainda pouco conhecida pelo público.
Planta nativa brasileira, a família das myrtaceae estão presentes no nosso dia a dia. Frutas como jambo, pitanga, araçá, jabuticaba e goiaba, como são conhecidas popularmente, fazem parte desta família. Além de outras plantas como o eucalipto e a melaleuca, que são comuns em usos medicinais.
Durante a oficina, os inscritos degustaram frutos frescos, entre outros pratos feitos a partir deles, como vinagretes, geleias e compotas, e conheceram alguns dos óleos essenciais extraídos dessas plantas.
O JB prioriza atividades de interatividade e reconhecimento desses elementos no cotidiano, e para a SNCT não poderia ser diferente. Os alunos que participaram do evento engrandeceram, através do contato e da prática, o aprendizado, a noção de conservação e a valorização à natureza.
Texto e imagens: Lara Almeida, estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Alessandra Carvalho
Em um dia típico de primavera, o Jardim Botânico da UFRRJ foi palco do I Fórum de Juventude e Sustentabilidade … leia mais
O estudo da fauna do solo é essencial para compreensão da dinâmica ecológica dos ambientes naturais e suas interações com … leia mais
Projeto do Proverde estuda o uso de psicofármacos associados a psicologia ambiental por idosos em Instituições de Longa Permanência Com … leia mais
A 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) abordou o tema “Ciência, saberes e biodiversidade: UFRRJ e sociedade em … leia mais
Talvez você já tenha visto algum exemplar das espécies da família botânica Acanthaceae. São plantas encantadoras. Lembro-me com nitidez das … leia mais
O uso de plantas pela sociedade é uma prática milenar que acompanha gerações com ensinamentos transmitidos ao redor do mundo … leia mais